Conselhos, Comitês e Diretoria
Conselho de Administração
O Conselho de Administração será composto por, no mínimo, 7 (sete), e, no máximo, 11 (onze) membros, residentes ou não no Brasil, eleitos e destituíveis a qualquer tempo pela Assembleia Geral da Companhia, com mandato unificado de 2 (dois) anos, sendo admitida a reeleição. Nos termos do Regulamento do Novo Mercado, do Anexo K da RCVM 80 e do Estatuto Social aprovado nos termos da Reforma do Estatuto da Companhia, no mínimo 2 (dois) ou 20% (vinte por cento) dos membros do Conselho de Administração, o que for maior, deverão ser caracterizados como independentes.
Atualmente, o Conselho de Administração é composto por nove membros:
Nome | Cargo | Mandato | Primeira Eleição |
---|---|---|---|
Pedro Pullen Parente | Presidente (Membro Independente) | AGO de 2026 | 2024 |
O Sr. Pedro Parente é bacharel em engenharia elétrica pela Universidade de Brasília, em 1976. Tem 53 anos de atividade profissional, sendo 31 no serviço público federal e 22 no setor privado. Foi COO do Grupo RBS (2003-2009), CEO da Bunge no Brasil (2010-2014), CEO da Petrobras (2018-2018), CEO da BRF (2018-2019) e sócio sênior da Gestora de Private Equity EB Capital (2019-2024). No serviço público federal ocupou diversos cargos nos ministérios da área econômica entre os quais o de Secretário Executivo do Ministério da Fazenda (1995- 1998) e Ministro de Estado (1999-2002). Foi consultor do Fundo Monetário Internacional e de instituições públicas no País, incluindo Secretarias de Estado e a Assembleia Nacional Constituinte de 1988. Tem uma extensa experiência em conselhos de administração de empresas públicas e privadas, tanto como membro quanto como presidente, cabendo destacar, como membro: Embraer, Itaipu Binacional, Suzano, BMF&Bovespa, Duratex, Kroton, Prumo, e Continental Grain Company. Foi ainda presidente dos conselhos da B3, CPFL, Petrobras e BRF. Atualmente é membro do conselho global da Syngenta, presidente do conselho da Vast-Infraestrutura, presidente do Conselho da EB Capital. Também é presidente pro-bono do Conselho de Administração da Fundação OSESP, responsável pela gestão da Orquestra Sinfônica de São Paulo. |
|||
Anna Andrea Votta Alves Chaia | Vice-presidente (Membro Independente) | AGO de 2026 | 2024 |
A Sra. Anna Chaia é graduada em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), com pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Concluiu o Programa de Gestão Geral da Harvard Business School, sendo ex-aluna desde 2001, e o programa de Governança Corporativa da Universidade de Columbia. Atualmente faz parte do Comitê de Varejo da Madeira Madeira, plataforma online de produtos para o lar. Desde 2019, atua como mentora de startups Endeavor na América do Sul, tendo assessorado mais de 50 empresas. É membro do Painel de Scale-up que seleciona potenciais empresas para aderir ao Programa de Aceleração. Com mais de 30 anos de experiência, a Sra. Anna Chaia foi conselheira da PuraVida (2020 a 2022) e da Vivara (2019 a 2024), CEO da Samsonite para a região do Mercosul (2015 a 2019) e CEO da L’Occitane (2009 a 2012). Também atuou na Natura (1997- 2004), Whirlpool Corporation (2004-2006), Swarovski (2007 a 2009), Unilever (1993-1997) e American Express (1989-1993). Foi conselheira e membro do Comitê de Gente e Gestão da ZAMP (ZAMP3) (master franqueadora da Burger King, Popeyes e Starbucks no Brasil) entre 2020 e 2023. E membro independente do conselho de administração da Espaço Laser entre 2021 e 2022. |
|||
Alexandre Café Birman | Membro Efetivo | AGO de 2026 | 2017 |
O Sr. Alexandre Birman é graduado em administração de empresas pela FUMEC de Belo Horizonte e participa do Owners and President Management Program, da Harvard Business School, em Boston, EUA. Fundador de quatro marcas do portfólio da Arezzo&Co – Schutz, Alexandre Birman e ALME – o Sr. Alexandre Birman é CEO da Arezzo&Co desde 2013 e acumula mais de 25 anos de experiência no mercado calçadista e é responsável pela internacionalização das operações da companhia. O Sr. Alexandre recebeu o Vivian Infantino Emerging Talent Award em 2009; categoria do Footwear News Achievement Award. Foi nomeado “Top 10 Designer 2012” pela Footwear News; é membro do CFDA (Council of Fashion Designers of America) desde 2013 e foi nomeado “Designer of The Year” pela FFANY (Fashion Footwear Association of NY), em 2017. |
|||
Roberto Luiz Jatahy Gonçalves | Membro Efetivo | AGO de 2026 | 2024 |
O Sr. Roberto Jatahy é formado em economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Foi cofundador da marca Animale com a |
|||
Edison Ticle de Andrade Melo e Souza Filho | Membro Efetivo | AGO de 2026 | 2024 |
O Sr. Edison Ticle é formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e cursou Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Também tem mestrado em Economia pela FGV e MBA em Economia de Negócios pela USP. Em 2022, concluiu o Advanced Management Program (AMP) em Harvard Business School. O Sr. Edison Ticle possui larga experiência no mercado financeiro e empresarial. Iniciou sua carreira em 1999, no BTG Pactual, onde permaneceu por 6 anos. Trabalhou como Portfólio Manager Sênior na Constellation Asset Management (2004 a 2005) e na Black River Gestão de Investimentos (pertencente à Cargill) (2005 a 2007). Em 2007, o executivo ingressou no Banco Safra, onde exerceu o cargo de Tesoureiro Chefe e Head da área de Trading Proprietário. Em fevereiro de 2009, Edison Ticle ingressou na Minerva Foods, e, desde abril de 2010, exerce o cargo de Diretor Financeiro e de Relações com Investidores. O Sr. Edison Ticle também atua atualmente como conselheiro independente do Grupo Soma – proprietário das marcas Animale e Farm; conselheiro independente da Aeris Energy, a maior fabricante de pás para aerogeradores da América Latina, para a qual liderou o processo de abertura de capital (IPO) realizado pela Companhia em 2020; e conselheiro independente da plataforma TC Traders Club, liderando seu processo de IPO em 2021. Também integrou o time de sócios fundadores do C6 Bank. |
|||
Guilherme Dias Fernandes Benchimol | Membro Efetivo | AGO de 2026 | 2024 |
O Sr. Guilherme Benchimol é bacharel em economia empresarial pela UFRJ. O Sr. Guilherme Benchimol assumiu o cargo de Presidente do Conselho de Administração da XP Inc em agosto de 2019, cargo que ocupa atualmente. O Sr. Benchimol tem mais de 20 anos de experiência no mercado de serviços financeiros. Fundou a XP em 2001 e foi seu CEO até maio de 2021. O Sr. Benchimol também atuou no conselho da XP Brasil como Presidente do Conselho de Administração de agosto de 2018 até novembro de 2019. |
|||
Ruy Kameyama | Membro Efetivo | AGO de 2026 | 2024 |
O Sr. Ruy Kameyama é graduado em economia pelo IBMEC-RJ e com MBA pela Harvard Business School. O Sr. Ruy Kameyama tem grande experiência no setor de varejo e imobiliário (shopping centers), fusões e aquisições e na administração de Companhias de capital aberto, tendo atuado na BRMalls como CEO (2017 a 2023) e Diretor Executivo de Operações (2008 a 2017) gerente de M&A (2007). O Sr. Ruy Kameyama também atuou na área de novos negócios do Spoleto Franchising (2005 a 2006) e no banco de investimentos Dresdner Kleinwort (1998 a 2002). Foi do Conselho Diretor da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) (2009 a 2023). Foi membro do Conselho de Administração do Grupo Soma (2023-2024). |
|||
Sylvia de Souza Leão Wanderley | Membro Independente | AGO de 2026 | 2024 |
A Sra. Sylvia Leão é graduada em Comunicação Social, com MBA Executivo em Administração no COPPEAD- UFRJ e cursos de especialização no MIT – Massachusetts Institute of Technology – Sloan School of Management, London Business School e Fundação Dom Cabral. A Sra. Sylvia Leão atua há mais de 30 anos no mercado de Varejo, com passagem pelo Walmart Brasil (1995 a 1999), Grupo Pão de Açúcar (2000 a 2012) e Carrefour (2015 a 2018), onde ocupou posições de Vice-Presidente nas áreas de Marketing, Comercial, Operações e Recursos Humanos. Também atuou como Vice-Presidente de Marketing e Inovação na BRF (2013 a 2014). A Sra. Sylvia Leão foi membro do Conselho de Administração da Vivara (2020 a 2023), do Grupo Baumgart (2020 a 2023), da JSL (2022 a 2024). A Sra. Sylvia Leão é membro do Conselho da RD Saúde (Raia Drogasil) desde 2020, onde também lidera o Comitê de Pessoas e é membro dos Comitês de Estratégia, Sustentabilidade e Auditoria/Riscos. Também ocupa cargo de membro do Conselho de Administração e líder do Comitê de Gente e Desenvolvimento Organizacional da Química Amparo Ltda (YPE) desde 2021. Atualmente é membro do Conselho de Administração da Petz, e do Grupo Moura Baterias. |
|||
José Ernesto Beni Bolonha | Membro Efetivo | AGO de 2026 | 2013 |
O Sr. José Ernesto Bolonha é bacharel, licenciado e pós-graduado em Psicologia e em Administração de Empresas, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), e pela Universidade Mackenzie, com extensões pela Bowling Green State University (Ohio, EUA) e pela University of Kalamazoo (Michigan, EUA). O Sr. José Ernesto Bolonha é professor convidado da FDC – Fundação Dom Cabral para os Programas de Desenvolvimento de Acionistas (PDA), Desenvolvimento de Líderes (PDL) e Desenvolvimento de Conselheiros (PDC) e professor convidado da St. Paul Escola de Negócios para os programas de Formação de Conselheiros. É membro da Comissão Externa de Avaliação do Insper e do “Núcleo Estratégico de Inovação” do Colégio Bandeirantes, SP. É também conferencista convidado da Université de Geneve, Freie Universität Berlin, Universidade de São Paulo, e FGV – Fundação Getulio Vargas. O Sr. José Ernesto Bolonha atuou como conselheiro de administração da Vivara (2019 a 2020), da Construtora Conx (2018 a 2024) e do Colégio Santa Cruz (1995 a 2004). Atualmente é Presidente do Conselho de Administração da Arezzo&Co e também ocupa cargos de membro dos Conselhos de Administração da Almar – Grupo Martins Tribanco, do Grupo Cordeiro e Civi-Co. É fundador da “Ethos Sharewoods” em São Paulo. |
Conselho Fiscal
A composição atual do Conselho Fiscal da Companhia é a seguinte:
Nome | Cargo | Mandato | Primeira Eleição |
---|---|---|---|
Martin da Silva Gesto | Membro Efetivo | AGO de 2026 | 2018 |
Bacharelado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Doutorado junto ao Departamento de Direito Financeiro, Econômico e Tributário, pela Universidade de São Paulo e Mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. |
|||
João Luiz Trindade Telles da Silva | Membro Efetivo | AGO de 2026 | 2019 |
Administrador de Empresas (CRA/RS 33731) e Bacharel em Ciências Contábeis (PUCRS) com conhecimento em Engenharia da Produção, Finanças Corporativas, Controladoria e Direito Societário. Atua desde 2006 como consultor do Núcleo Reestruturação e Performance, do qual é sócio fundador. Carreira consolidada através da gestão de empresas em crise financeira, onde atuou como Executivo responsável pelo processo de Reorganização Empresarial e Consultor, destacando-se nas áreas de: Construção Civil, Automação Industrial, Aviação, Têxtil e Alimentação. Dentre as principais atividades, sobressai a criação e participação de conselhos e grupos de Administração e Gestão nos níveis operacionais, táticos e estratégicos; o apoio ao desenvolvimento de Cisões, Incorporações e Fusões do ponto de vista contábil, administrativo e negocial; Negociação e elaboração de estratégias com Stakeholders; condução interna e externa dos projetos de reestruturação, direcionamento e implementação de ferramentas e condutas vinculadas à Gestão da empresa; Gestão de crise e Desenvolvimento de novas fontes de recursos. |
|||
Ricardo Gus Maltz | Membro Efetivo | AGO de 2026 | 2018 |
Mestrado em Gestão Empresarial, EBAPE-FGV/RJ – 2010, MBA em Gestão Empresarial, FGV/RS – 2009 e Marketing Estratégico pelo Insper, Pós-graduação em Finanças, FGV/RS – 1995. Formação superior em Economia, PUC/RS – 1984. Atualmente Professor da Pós Graduação da FGV. Profissional com grande experiência na área financeira, contabilidade e auditoria, como conselheiro de empresas e CEO, tendo liderado como consultor diversos processos de reestruturação de empresas nos setores industrial, transporte de cargas frigorificadas, varejo, serviços, calçados e componentes para calçados e couro, entre outros. Atividade Acadêmica como professor da FGV no curso de MBA. Desenvolveu linha de pesquisa em processos de sucessão em empresas familiares e gestão estratégica. Atuou como Membro do Conselho Fiscal (suplente) de Lojas Renner S.A. (2010-2020) e como Membro do Conselho Consultivo de Reflorestadores Unidos S.A. (2011-2014). |
|||
Tiago Rego de Lima | Membro Suplente | AGO de 2026 | 2024 |
O Sr. Tiago é graduado em Ciências Contábeis pela UNISINOS e pós-graduado em finanças empresariais pela UNIRITTER. De 2003 a 2010, atuou como Trainee de Auditoria, Auditor Interno e, posteriormente, como Coordenador de Projetos de Auditoria da Lojas Renner S.A. De 2010 a 2013, foi Coordenador de Auditoria da Forjas Taurus S.A. De 2013 a 2014, foi gerente de processos e controles na C&A Modas. De 2015 a 2016, atuou como coordenador de auditoria interna e prevenção de perdas do Grupo Dimed. De 2016 a 2018, atuou como Diretor de Auditoria e de Operações na ATAC Assessoria Técnica em Alimentação Coletiva. De 2019 a 2022, atuou como membro do Comitê de Elegibilidade e membro titular do Comitê de Auditoria Estatutário da CEEE, uma das maiores empresas estatais do Rio Grande do Sul. Atualmente, o Sr. Tiago atua como perito judicial e como sócio da Núcleo Reestruturação e Performance, empresa de consultoria especializada em recuperar empresas em crise e aumentar sua lucratividade e rentabilidade. |
|||
Valmor Leandro Biason | Membro Suplente | AGO de 2026 | 2019 |
O Sr. Valmor Leandro Biason é graduado em Direito pela FEEVALE e em Ciências Contábeis e Administração de Empresas pela FACCAT. O Sr. Biason comanda, há mais de 25 anos, a BIASON ASSESSORIA EMPRESARIAL, empresa de serviços jurídicos e contábeis. Na sua atividade o Sr. Biason presta assessoria e consultoria para as maiores indústrias da região do Vale do Sinos. É assessor jurídico e consultor da Associação Brasileira das Indústrias de Componentes para Calçados ASSINTECAL e consultor da área tributária da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados ABICALÇADOS. Foi conselheiro no Conselho Jurídico CONJUR da ACI/NH por 6 anos. Atua também como palestrante na área tributária. |
|||
Vinícius de Azambuja Franco | Membro Suplente | AGO de 2026 | 2019 |
O Sr. Vinícius de Azambuja Franco é graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) com Pós-Graduação em Direito Tributário pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O Sr. Vinícius Franco comanda, por mais de uma década, a Taxcon Consultoria Tributária Empresarial, no Rio Grande do Sul. Participou também da Martinelli Advocacia Empresarial por mais de dois anos e, anteriormente, trabalhou em cargo efetivo no Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS) por mais de cinco anos, afora outras experiências de estágio, durante a graduação. |
Diretoria Estatutária
A Diretoria Estatutária de Azzas 2154 é composta pelos seguintes membros:
Nome | Cargo | Mandato | Primeira Eleição |
---|---|---|---|
Alexandre Café Birman | Diretor Presidente e de Operações | AGO 2026 | 19/05/2021 |
O Sr. Alexandre Birman é graduado em administração de empresas pela FUMEC de Belo Horizonte e participa do Owners and President Management Program, da Harvard Business School, em Boston, EUA. Fundador de quatro marcas do portfólio da Arezzo&Co – Schutz, Alexandre Birman e ALME – o Sr. Alexandre Birman é CEO da Arezzo&Co desde 2013 e acumula mais de 25 anos de experiência no mercado calçadista e é responsável pela internacionalização das operações da companhia. O Sr. Alexandre recebeu o Vivian Infantino Emerging Talent Award em 2009; categoria do Footwear News Achievement Award. Foi nomeado “Top 10 Designer 2012” pela Footwear News; é membro do CFDA (Council of Fashion Designers of America) desde 2013 e foi nomeado “Designer of The Year” pela FFANY (Fashion Footwear Association of NY), em 2017. |
|||
Roberto Luiz Jatahy Gonçalves | Diretor da Unidade de Negócio de Vestuário Feminino | AGO 2026 | 01/08/2024 |
O Sr. Roberto Jatahy é formado em economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Foi cofundador da marca Animale com a |
|||
Rafael Sachete da Silva | Diretor Financeiro, Corporativo e de Relações com Investidores | AGO 2026 | 19/05/2021 |
Rafael Sachete juntou-se à Arezzo&Co em 2004, tendo atuado durante a maior parte deste período nas áreas financeira e corporativa da Companhia. Ocupou os cargos de Gerente Financeiro/Tesouraria e Gerente Geral, liderando as áreas Financeira, Jurídica, Fiscal e Contábil da Arezzo&Co. Entre os anos de 2013 e 2014, foi responsável pela implementação do sistema SAP. Rafael é Bacharel em Direito e possui MBA em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente também é Diretor da ABLAC (Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados). |
|||
Thiago Hering | Diretor sem designação específica | AGO 2026 | 01/08/2024 |
Thiago Hering se formou em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e atuou como advogado no escritório Machado Meyer. Há mais de 15 anos, migrou para o setor varejista. Foi gestor de 10 operações de franquias da marca Hering, antes de assumir a função de Diretor de Marcas em 2018, e, posteriormente, Diretor Executivo de Operações, posição que ocupou entre 2019 e 2021, sendo responsável pela gestão das marcas e dos canais da Companhia, em abril de 2021 Thiago assume a posição de Diretor Presidente da Cia. Hering e após as combinações de negócio com o Grupo SOMA e a Arezzo&Co, segue como CEO da business unit Hering. |